Muitos blogueiros reportam que após a mudança do Layout do blog, as visitas vindas do Google e consequentemente os ganhos do Adsense melhoraram. Aparentemente não existe sentido algum nessa relação. Pensando sobre o assunto cheguei a uma conclusão tímida, mas que parece oferecer um pouco de base acerca do fenômeno.
O Google mantém um índice “secundário” chamado de Índice Suplementar (Supplementar Index). Como sempre, o buscador não oferece informações precisas sobre o funcionamento desta característica. O que sabemos, ou acreditamos saber, sobre este índice, é que páginas com baixo Pagerank são colocadas nele. Entretanto acredita-se que conteúdo duplicado, páginas com pouco conteúdo e frequência de atualização também sejam fatores que o Google releva para destinar ou não uma página ao Índice Suplementar.
No fator frequência de atualização é que está o possível segredo. Como o robô do Google armazena códigos de páginas junto com o conteúdo, uma mudança de Layout poderia afetar todas as postagens antigas do blog - incluem-se aquelas que estão no Supplemental Index - fazendo com que o Google considere que todo o blog foi atualizado. Levando em conta também que são mais de 100 fatores que contribuem no ranking das páginas no Google pode-se afirmar que páginas atualizadas poderiam ter um favorecimento neste ranking. Com este favorecimento, mais visitas chegariam através de buscadores e no final da cadeia, o Adsense registraria mais lucros.
Veja Também:
Um Case de Otimização de Blog, por Bruno Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário