Lendo o excelente Search Engine Guide, me deparei com um tópico que me chamou a atenção: Google forçando o uso de anúncios "pay per action".
A modalidade de anúncios pay per action, em bom português, significa que você apenas recebe algo quando o visitante clica em um anúncio e cumpre algo estipulado pelo anunciante, como cadastrar-se para receber uma newsletter ou comprar um produto.
Uma thread no Digital Point traz a origem da questão:
Your account has been selected to participate in a limited test of an exciting new targeting feature for AdSense. In the next few days we will enable cost-per-action (CPA) ads to compete in your AdSense for content ad units on a limited portion of your traffic, 5% or less of all ad impressions. These ads will look identical to your current AdSense ads, so there will be no visible changes to you or your users.
Trocando em miúdos, o blogueiro em questão foi "selecionado" para participar de um teste, onde 5% dos anúncios serão substituídos por anúncios ppa. A aparência será igual a dos anúncios normais, sem mudanças visíveis.
Aparentemente, ninguém se empolgou muito com as novas referências do Adsense, e o Google resolveu dar uma alavancada no uso, mesclando os anúncios ppa com os anúncios tradicionais.
Anúncios pay per action são muito bons para quem anuncia, já que tem seu investimento aproveitado ao máximo, mas e para quem publica os anúncios?
Aqui no Brasil já é comum vermos telefones e pedidos de "Ligue para o telefone tal…" explícitos nos anúncios. Se alguém já visualizou um desses sites, são de uma pobreza só, construídos apenas para poder anunciar no Adsense e tentar faturar um pouco mais com negócios offline. Sem contar que até grandes empresas usam do expediente.
No momento em que anúncios pay per action forem misturados aos tradicionais, vejo uma migração em massa da imensa maioria dos anunciantes. Uma característica típica das empresas brasileiras é ver publicidade como despesa, não como investimento.
Por enquanto, é só uma notícia um tanto distante, mas quem duvida da rapidez com que poderá chegar ao Brasil?
Mais do que nunca, a máxima de não colocar todos os ovos na mesma cesta se faz necessária, se não obrigatória.
Minha experiência com as referências Google se mostrou um desastre, imagine com esses anúncios sendo inseridos automaticamente.
Esperemos que o Google tenha bom senso nessas experiências, quando colocá-las em prática, até porque eles não vão querer uma debandada em massa por parte de sites e blogs.
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